Na manhã desta segunda-feira (10/08/2015), o Presidente e o Vice-Presidente da AOJUS, respectivamente, Gerardo Lima e Júlio Fontela, compareceram, acompanhados do Presidente da Fenassojaf, Hebe-Del Bicalho, na Assembleia Geral de Fundação da Pública – Central do Servidor. Trata-se de Central Sindical criada com o objetivo de representar de maneira específica mais de 12 milhões de servidores públicos, aposentados e pensionistas dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público, dos Tribunais de Contas, da Defensoria Pública, das Fundações, Autarquias, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista, no âmbito federal, distrital, estadual e municipal.
A Pública representa a 13ª Central Sindical do país e nasce com o discurso de valorização do servidor público, criação da data-base no funcionalismo público, abertura da negociação política dos servidores, desenvolvimento de mesas de negociação para a negociação coletiva e a greve, críticas à terceirização na atividade fim, transparência sindical, criação de um manual de boas práticas para a entidade e criação de uma ouvidoria específica, entre outras. Aproximadamente 300 entidades de servidores públicos devem se associar à Pública.
Foi eleito Presidente da Pública Nilton Paixão, Presidente do Sindilegis – Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União. Em tratativas com a diretoria eleita, restou aberta a possibilidade de participação efetiva de servidores do Judiciário na nova entidade, de maneira a aumentar sua legitimidade e representatividade, bem como para encampar as lutas necessárias para a valorização dos servidores que dedicam suas vidas ao oferecimento de justiça à sociedade.