Acusado de praticar crime de extorsão quando ia dar cumprimento a alvarás de solturas de presos da justiça, foi preso no final da tarde desta segunda-feira (6 de setembro de 2010), na Capital do Piauí (Teresina), o oficial de justiça Vernaldo Edson Veras. O oficial foi preso junto com Rafael da Silva Oliveira, por policiais da Comissão Investigadora do Crime Organizado no Piauí.
Segundo apurou o delegado da CICO, Ríedel Batista, o oficial de justiça Vernaldo Veras estava extorquindo a mulher de um preso que estava recebendo alvará de soltura, na Penitenciária Irmão Guido, na Zona Sul de Teresina, quando foi preso em flagrante junto com Rafael Oliveira, por policiais da Comissão do Crime Organizado que já apuravam o caso, por determinação da Corregedora do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargadora Eulália Pinheiro.
A determinação da prisão do oficial foi dada pelo juiz do TJ-PI, Luiz Henrique Moreira Rêgo. Na próxima quarta-feira (8), o juiz Luiz Henrique vai ouvir testemunhas do caso e receber mais denúncias contra o oficial de justiça que foi interrogado na Comissão Investigadora do Crime Organizado pelo delegado Ríedel Batista e depois recolhido em uma das celas da Delegacia de Segurança e Proteção ao Menor, onde ele vai aguardar decisão judicial. O oficial Vernaldo está sendo defendido pelo defensor público Ulisses Brasil que acompanhou o seu depoimento, na Comissão do Crime Organizado. A Polícia apreendeu cédulas no valor de 140 reais que estavam com o oficial Vernaldo, mas que já haviam sido marcadas e fotografadas pelo juiz Luiz Henrique Moreira.
Fonte: Site GP1 por José Saraiva
AOJUS/DF – TRABALHANDO PELA VALORIZAÇÃO DO OFICIAL DE JUSTIÇA FEDERAL