O Conselho Especial do TJDFT realizou nesta segunda-feira (09), a sessão de abertura do ano judiciário de 2023. O Presidente do TJDFT, Desembargador Cruz Macedo, iniciou os trabalhos mencionando os tristes fatos que ocorreram em Brasília no domingo. “Os poderes constituídos sofreram ataque, foram invadidos, cenas lamentáveis, criminosas. Muito triste ver o Supremo Tribunal Federal ser invadido daquela forma, atacado e quebrado”, afirmou o dirigente da Corte.
Na ocasião, ressaltou a nota emitida pelo TJDFT, em apoio aos Poderes e órgãos atacados, e repudiou veemente às manifestações antidemocráticas. Explicou que os Poderes estão atentos e que as providências para manutenção da ordem constitucional e respeito da democracia estão sendo tomadas. O Desembargador Roberval Belinati, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), pediu a palavra e leu um trecho da nota divulgada pelo TRE que também repudiou os ataques e atos violentos.
Ao retomar a palavra, o Presidente do TJDFT informou aos Desembargadores os principais acontecimentos internos do TJDFT. O magistrado destacou o início das obras do anexo do Tribunal; os investimentos feitos no parque de tecnologia, com foco em armazenamento e segurança; as melhorias no sistema PJe, que serão implementadas já em fevereiro; e as novas regras do Pró-Saúde. No âmbito da Administração predial, ressaltou a devolução de prédios que não estavam sendo utilizados e a nova forma de contratação de serviços de manutenção; além da aquisição de novos computadores, que já estão sendo distribuídos.
Fonte: TJDFT