O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) realiza, a partir desta segunda-feira, 17/6, consulta pública com o objetivo de receber sugestões da sociedade sobre o que deve ser priorizado pelos tribunais estaduais brasileiros em 2025. A pesquisa ficará disponível até o dia 2 e julho de 2024. Dê sua contribuição.
A consulta faz parte do processo de construção das metas nacionais. Esta é a sétima vez consecutiva que a Justiça do DF adere a realização da “Gestão Participativa, juntos por uma Justiça ainda melhor!”. A iniciativa é do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), que propõe a participação de todos os tribunais estaduais, de forma única e integrada.
O objetivo é tornar o procedimento de construção das metas do Poder Judiciário mais participativo, oferecendo à sociedade, aos(às) servidores(as), magistrados(as), membros do Ministério Público, advogados(as) e defensores(as) a oportunidade de sugerir e contribuir para umagestão judiciária mais transparente, transversal e inclusiva.
Metas do Judiciário
A Rede de Governança Colaborativa promove ações de ampla participação para possibilitar amanifestação de opiniões plurais e a visão dos diversos segmentos e instâncias na modelagem do processo de formulação das metas nacionais do Poder Judiciário. As ações estão previstas na Resolução CNJ 221/2016 e na Portaria CNJ 114/2016, ambas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
As metas nacionais representam o compromisso dos tribunais brasileiros com o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, a fim deproporcionar à sociedade serviço célere, com mais eficiência e qualidade. Desde 2009, quando foram instituídas com as metas de nivelamento, os órgãos do Poder Judiciário se reúnem anualmente para definir as metas e as prioridades estratégicas para o ano seguinte.
Fonte: TJDFT