O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), por meio da Coordenadoria de Planejamento e Promoção de Saúde (COPLAS), promove, entre os dias 6 e 10 de maio, a Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação.
O evento voltado para o público interno vai contar com diversos webinários e a palestra de abertura abordará a prevenção ao assédio no trabalho. Entre as temáticas destacam Como seria trabalhar com alguém como você? Prevenindo o assédio no trabalho com Liz Soboll; Assédio sexual e moral: aspectos destacados da Resolução CNJ 351/20 (alterada pela Resolução 518/23), com a renomada jurista Alice Bianchini e participação como mediadora da Juíza do TJDFT, Luciana Rocha; O mundo já não é mais tão machista assim. Será? Um diálogo entre machismo e assédio, com Carolina Campos, Coordenadora na Ouvidoria-Geral; O direito à não Discriminação com Juiz do TJDFT Fábio Esteves e A importância da construção de uma política de enfrentamento aos assédios com a Desembargadora Federal Salise Monteiro Sanchotene.
Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação
A Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação é decorrente da Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação no Poder Judiciário, publicada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), conforme Resolução 351/2020. O evento educativo sobre a temática ocorre anualmente, sempre na primeira semana de maio.
O TJDFT conta com a Comissão de Enfrentamento dos Assédios Moral e Sexual (CEAMS), instituída pela Portaria Conjunta TJDFT 31 de 23/4/2021 e coordenada pela Juíza Thaíssa de Moura Guimarães. O funcionamento da Comissão foi regulamentado pela Portaria Conjunta TJDFT 32 de 23/4/2021. A responsabilidade da elaboração do evento é da COPLAS, conforme a Portaria Conjunta 82 de 13/6/2022.
Fonte: TJDFT