O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) promove, de 23 a 27/10, o Festival de Saúde Total (FEST) 2023. O evento é voltado para servidores e magistrados, emcomemoração ao Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro. Nessa segunda-feira (23), o Presidente do TJDFT, Desembargador Cruz Macedo, participou da cerimônia de abertura com palestra sobre burnout, apresentada, de forma on-line, pela jornalista especialista em saúde e bem-estar, Mariana Ferrão.
“A saúde é um dos eixos da nossa gestão e por isso temos empregado esforços visando o bem-estar físico e emocional de todos”, ressaltou o Presidente do TJDFT. O Desembargador frisou que as pessoas exercem um papel central em uma instituição e, nesse sentido, “a saúde é realmente fundamental para que cada um tenha desempenho satisfatório e resultados, mas sobretudo conviva bem, tenha satisfação e felicidade em trabalhar”. Em seu discurso, desejou que o FEST “possa interferir na rotina de trabalho e contribuir de forma significativa para uma melhor qualidade de vida”.
Mariana Ferrão iniciou a fala com dados relevantes sobre saúde mental: “somos campeões mundiais de ansiedade, o 5° país do mundo com pessoas mais deprimidas e o 2° país do mundo com mais casos registrados e diagnosticados por burnout”. A palestrante explicou que a nomenclatura de burnout foi dada, na década de 70, como uma síndrome de exaustão ocupacional, mas, somente em 2022, foi classificada como doença pela Organização Mundial de Saúde.
Para a especialista em saúde mental, “pifar é muito doloroso, mas pode ser uma oportunidade de cura e de olhar para dentro”. Além disso, reforçou que “é preciso pausas para não sobrecarregar, pequenas pausas diariamente. Não necessariamente 30 dias de férias”.
Mariana listou ainda o que pode contribuir para ter uma boa saúde mental: exercício físico regular, alimentação equilibrada, sono reparador e contato com a natureza. “O movimento gera uma série de substâncias químicas no nosso corpo chamados neurotransmissores que são nossas doses diárias de saúde. Elas são necessárias para nossa sensação de bem-estar e também para melhorar nossa capacidade produtiva, engajamento e nossa força de trabalho”, disse ao falar dos benefícios do exercício físico.
A jornalista revelou que os músculos têm um papel fundamental na prevenção das doenças mentais, eles funcionam como filtros contra o estresse, “pessoas com massa muscular têm mais resiliência ao estresse, aguentam melhor os trancos da vida”. “Se eu tiver atento aos meus hábitos, sair do piloto automático, fizer escolhas conscientes, eu posso reconstruir as minhas conexões cerebrais e transformar comportamentos, relações, sentimentos e qualidade de vida”, afirmou.
Fonte: TJDFT