O TJDFT promoveu a 2ª “Oficina Prática de Mediação em Família, Fluxos de Atendimento e condução da Cultura de Paz” para integrantes da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF). O evento foi realizado na Escola de Assistência Jurídica (Easjur), nessa segunda-feira (19), em parceria entre a 2ª Vice-Presidência do TJDFT e a DPDF. O objetivo é capacitar os membros da Defensoria Pública para o novo fluxo de encaminhamentos/atendimentos em mediações de família.
A capacitação foi conduzida pelos servidores do Núcleo Virtual de Mediação e Conciliação Família (NUVIMECFAM) do TJDFT, Francisco Barreto e Daniel Sampaio Mota. Na ocasião, abordaram a construção de rotinas e procedimentos operacionais em pautas pré-processuais em mediação de família. Na oficina, toda expertise operacional, gestão e governança foram compartilhadas para construir uma interface direta e permanente entre as instituições.
No dia 12 de setembro, foi realizada a primeira atividade fruto dessa parceria. O palestrante Daniel Sampaio Mota reforçou o aspecto delicado dos processos de família: “O custo emocional de um processo para uma família não pode ser quantificado (…) o procedimento pré-processual traz inúmeros benefícios, pois trata o conflito numa fase inicial, além de ser um caminho mais célere para as partes e menos oneroso ao Estado”.
Fonte: TJDFT