Em sessão realizada por videoconferência nesta terça-feira, 8/2, o Pleno do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios elegeu o Desembargador José Cruz Macedo para ocupar a Presidência do Judiciário do DF durante a próxima gestão. A nova Administração será composta ainda pelo Desembargador José Jacinto Costa Carvalho, no cargo de Corregedor da Justiça; o Desembargador Ângelo Canducci Passareli como 1o. Vice-Presidente; e o Desembargador Sérgio Xavier de Souza Rocha, ocupando a 2a. Vice-Presidência do órgão.
Ao término da sessão, o Presidente do TJDFT, Desembargador Romeu Gonzaga Neiva, parabenizou os colegas eleitos, pedindo proteção divina aos novos dirigentes, e lembrando que, conforme o artigo 41 do Regimento Interno do TJDFT, a posse da nova Administração se dará no primeiro dia útil seguinte a 21 de abril.
O Presidente eleito, Desembargador José Cruz Macedo, por sua vez, agradeceu aos pares a confiança nele depositada e declarou que é uma grande responsabilidade exercer esse cargo, uma vez que o TJDFT é um Tribunal muito reconhecido e de grande prestígio. Comprometeu-se a realizar uma gestão compartilhada, pautada no diálogo e na colaboração. Registrou o trabalho exitoso realizado pela atual Administração, que num momento tão difícil conseguiu superar os desafios e conseguir resultados expressivos que levaram este órgão a ser reconhecido pelo CNJ como o melhor Tribunal do país. Prometeu dar atenção especial ao teletrabalho, a fim de zelar pela saúde de magistrados e servidores, e finalizou afirmando que irá trabalhar para dar prosseguimento aos avanços e conquistas alcançados pelo Judiciário do DF.
Após palavras de agradecimento dos demais membros da Administração eleita, o Desembargador decano (mais antigo) Getulio de Moraes Oliveira, também fez uso da palavra – como é tradição – saudando os colegas e destacando que são magistrados preparados, competentes, dedicados e aptos a exercer os cargos para os quais foram escolhidos. Na ocasião, louvou a atual Administração por enfrentar com maestria o fenômeno inesperado da pandemia, afirmando que esta Administração deixa uma marca indelével no atendimento prestado ao jurisdicionado. “É claro que esse sucesso não se deveu apenas e tão somente à Administração. Mas à dedicação e competência de nossos valorosos servidores e valorosos magistrados de 1o. e 2o. grau, todos irmanados e seguindo juntos”, sob a batuta da atual Administração, que conduziu todos os procedimentos devidos.
Fonte: TJDFT