O TJDFT registrou, entre 28 de dezembro de 2020 e 28 de novembro de 2021, mais de 2.195.600 atos judiciais, entre sentenças, acórdãos, decisões e despachos. Os servidores, por sua vez, praticaram 24.827.122 atos, de forma a dar andamento aos processos e promover a entrega da prestação judicial.
Além disso, no referido período, por meio da Vara de Execuções das Penas e Medidas Alternativas do DF – Vepema, o TJDFT destinou R$ R$ 2.116.442,92 para combate à pandemia do novo coronavírus, valores provenientes da aplicação de penas ou medidas alternativas de prestação pecuniária.
A Justiça não para
Mesmo diante dos diversos desafios impostos pela pandemia, a Justiça do DF continuou a prestar um serviço de excelência, reconhecido pelo Conselho Nacional de Justiça por meio do Prêmio CNJ de Qualidade 2021. O TJDFT é o primeiro Tribunal do país a alcançar a premiação, na categoria Excelência, sendo considerado o melhor Tribunal do Poder Judiciário brasileiro.
A conquista é resultado do empenho de todo corpo funcional da Casa e dos avanços na implementação de inovações tecnológicas, no âmbito da Justiça 4.0, que permitiram a oferta dos serviços digitais e, assim, a continuidade da prestação jurisdicional de forma ágil, econômica e acessível.
Agora, o Tribunal se prepara para mais uma etapa do plano de retomada, conforme Portaria Conjunta 112/2021. A partir do dia 7 de janeiro, o acesso aos prédios do TJDFT será liberado ao público externo, desde que observados os protocolos de segurança sanitária. No entanto, apesar da reabertura dos fóruns, o modelo virtual continuará sendo adotado como padrão pelo Tribunal, que permanecerá atendendo por meio do Balcão Virtual.
Para assegurar o acesso aos serviços prestados, será oferecido, em todos os fóruns, o serviço digital assistido para orientar o cidadão quanto a esse novo modelo. Audiências e sessões serão realizadas, preferencialmente, por teleconferência, ficando a critério dos magistrados, a adoção do formato presencial.
Fonte: TJDFT