O TJDFT apresentou, nesta segunda-feira (05), o projeto piloto de integração do e-Carta ao Processo Judicial Eletrônico (PJe). O lançamento aconteceu às 15h, com transmissão ao vivo pelo Youtube.
A integração do e-Carta com o PJe foi feita pelo Tribunal de Justiça do DF em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
Desenvolvido pelos Correios, o e-Carta permite o envio e o retorno de documentos oficiais, como intimações e citações, sem a necessidade de impressão. Com a integração do e-Carta com o PJe, a correspondência é enviada diretamente dos Correios, o que simplifica e agiliza as rotinas dos cartórios judiciais quanto à expedição de comunicação.
Ainda de acordo com o TJDFT, a medida também gera considerável economia aos cofres públicos, promovendo uma adequada gestão de recursos financeiros e de sustentabilidade.
Os modelos usados pelo e-Carta possuem um QR Code gerado pelo próprio sistema, o que traz ao usuário maior facilidade no acesso às informações. O serviço preserva a integridade, confidencialidade e autenticidade das informações enviadas e possibilita o rastreio pelo remetente.
Fonte: TJDFT, editado por Caroline P. Colombo