A Aojus integra a campanha Outubro Rosa contra o câncer de mama e chama a atenção das Oficialas de Justiça do DF para a importância da realização dos exames periódicos.
Durante todo o mês de outubro, as unidades básicas de saúde (UBS) e policlínicas do Distrito Federal estarão de portas abertas para acolhimento de pacientes e a solicitação de exames de mama e Papanicolau.
Também haverá atividade voluntária no HRT com reconstrução mamária e realização de tatuagem de aréolas em mulheres mastectomizadas, além da distribuição de prótese mamária externa para as pacientes.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), historicamente, o Distrito Federal é a quarta unidade da Federação em novos casos de câncer de mama, apresentando aproximadamente mil novos casos por ano, sendo que cerca de 60% das pacientes dependem do SUS para o tratamento.
O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres, no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a 25% dos casos novos, a cada ano.
Os especialistas esclarecem que o câncer de mama não tem somente uma causa. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença. As estatísticas mostram que quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos de idade.
Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo