No dia 27/05/2006, ocorreu a maior tragédia na história dos servidores do TJDFT. Com efeito, enquanto cumpria mandados judiciais na Quadra 617 de Samambaia, a Oficiala de Justiça do TJDFT, Terezinha Vieira de Souza, foi brutalmente assassinada sem qualquer chance de defesa.
Com base nisso, em processo judicial célere, os autores do crime foram condenados a mais de vinte anos de reclusão pelo delito enquadrado como latrocínio (roubo seguido de morte). De outro lado, o TJDFT homenageou a Oficiala Terezinha, atribuindo seu nome para a designação da Sala dos Oficiais de Justiça do Fórum de Taguatinga e entregando para a filha da colega a Comenda “Alta Distinção”, concedida para personalidades que prestam serviços relevantes para a Justiça do Distrito Federal.
Essas providências fazem justiça à servidora, mas infelizmente não trazem a vida da Terezinha de volta. Trata-se de chaga incurável no seio da categoria. Os sentimentos pela fatalidade ainda constituem amálgama de dor, tristeza, indignação, incompreensão e saudade.
Terezinha foi Técnica Judiciária do TJDFT de 19 de junho de 1987 a 11 de novembro de 1999, quando tomou posse no cargo de Oficiala de Justiça do mesmo Tribunal, tendo trabalhado nessa função até a data de sua morte. Exerceu suas atribuições nos Fóruns de Brasília, Ceilândia e Taguatinga.
Desejamos que Deus conceda o conforto necessário para os familiares e amigos. Ademais, faremos tudo que estiver ao nosso alcance para que uma atrocidade dessa natureza nunca mais ocorra com um servidor.
Brasília/DF, 28 de maio de 2016.
Gerardo Alves Lima Filho
Presidente da AOJUS/DF