No início da noite da última quarta-feria (06/04/2016), houve mais um crime praticado contra Oficiais de Justiça do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) no cumprimento de um mandado judicial. Com efeito, os Oficiais Cristiano Fructuoso e Gustavo Terra estavam cumprindo um mandado de penhora, avaliação e depósito de um veículo com remoção expedido no plantão, quando o filho da pessoa que estava na posse do bem, seguindo suas orientações, entrou no veículo e arrancou com o carro, quase arrastando o Oficial de Justiça Cristiano e quase atropelando uma testemunha.
Todavia, na hora da tentativa de fuga, uma viatura da Polícia Militar estava passando pelo local e perseguiu o veículo, resultando em uma colisão traseira. Felizmente, ninguém se machucou, mas foi por muito pouco.
Dessa vez, contudo, não é necessária uma descrição detalhada, já que o Oficial Gustavo Terra filmou toda a operação. Segue abaixo o vídeo impressionante!
Os autores dos delitos foram encaminhados para a Delegacia e foi lavrado um TCO por desacato e resistência. Acompanharemos com atenção os desdobramentos do procedimento para que haja punição compatível com o risco a que expuseram os Oficiais de Justiça.
O oficial de Justiça Gerardo Lima (Presidente da Associação dos Oficiais de Justiça do Distrito Federal – AOJUS) ao tomar conhecimentos dos fatos declarou: “A falta de segurança no trabalho dos Oficiais está alarmante! Continuaremos lutando por providências para mitigar os riscos da perigosa atividade do Oficial de Justiça.”.
A AOJUS/DF realizou na data de ontem (07/04/2016) o I Workshop “Repensando a Segurança dos Oficiais de Justiça” que teve a grande participação dos oficiais de Justiça do TJDFT, Justiça Federal, Justiça do Trabalho e de oficiais de Justiça de outros estados da federação. (em breve mais informações do Workshop).
InfoJus BRASIL: Com informações da AOJUS/DF