Presidente da AOJUS/DF se reúne com ASEMPT para tratar da Frente Parlamentar
Na tarde desta terça-feira (16/02/2016), nos reunimos com os diretores da ASEMPT (Associação dos Servidores do Ministério Público do Trabalho e Militar), Adeline Cecília Castilho Dias (Presidente), Elizabeth Zimmermann (Secretária-Geral) e José Marcos Lisboa (Diretor de Imprensa e Cultura), para tratar do evento de lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Servidores do Poder Judiciário da União e do Ministério Público da União (FREJUSPMU) no dia 02/03/2016, da estrutura e dos próprios objetivos dessa nova entidade de parlamentares.
O encontro foi muito produtivo, com uma rica troca de experiências acerca dos nossos desafios e possibilidades dentro do Congresso Nacional. Discorremos, então, sobre o caráter suprapartidário da Frente Parlamentar e acerca da vinculação da nova entidade apenas com os interesses da categoria (sem nenhum tipo de direcionamento a alguma corrente sindical). Ressaltamos, nessa toada, a legislação que trata da Frente Parlamentar e o espaço conferido para a defesa dos pleitos dos servidores a partir da sua regular constituição.
Outrossim, expusemos a idéia da constituição de um instituto para realizar o elo entre as diversas entidades de servidores espalhadas pelo país e a Frente Parlamentar. Tratamos das vantagens na constituição dessa nova associação (instituto) para oferecer suporte técnico, jurídico e administrativo para a Frente Parlamentar.
Ainda, cuidamos do objetivo da Frente de profissionalizar definitivamente a interlocução dos servidores do Judiciário e do Ministério Público no Congresso Nacional. Com isso, os projetos de lei de nosso interesse serão aprovados com mais facilidade e aqueles que retiram direitos dos servidores podem ser rejeitados com rapidez.
Para além disso, abordamos diversos temas comuns que englobam os servidores do Judiciário e do Ministério Público da União. Nesse sentido, ressaltamos a necessidade do aumento do diálogo e da mobilização coordenada entre os servidores dos dois órgãos.
Por fim, os diretores da ASEMPT manifestaram a vontade de participar do projeto de constituição da Frente Parlamentar, declararam o apoio e se colocaram à disposição para auxiliarem no que for necessário. Agradecemos o gentil convite e o apoio dos diretores da ASEMPT e voltamos a fazer um chamado para que todas as entidades se engajem nesse projeto estrutural que pode viabilizar o processo de retomada da valorização dos servidores do Judiciário e do Ministério Público da União.
Brasília/DF, 16 de fevereiro de 2016.
Gerardo Alves Lima Filho
Presidente da AOJUS/DF