Queridos amigos,
Hoje o Judiciário Federal está em luto! Após mais de cinco meses de uma luta intensa na maior greve da sua historia, os servidores foram surpreendidos com a manutenção do veto ao PLC 28/2015 por uma diferença de apenas seis votos na Câmara dos Deputados. Naturalmente, sentimos uma dor profunda que rasga o peito e dilacera a alma. Há um amálgama de sentimentos inebriantes de decepção, raiva, tristeza e desesperança. O choro é inevitável.
No entanto, considerar que perdemos tudo com essa votação seria desprezar um trabalho extraordinário e que ainda pode ser aprimorado o suficiente para aprovar outros projetos de lei iguais ou melhores do que o PLC 28/2015. A mobilização em todo o país foi empolgante! Mostramos uma força que nem imaginávamos possuir! Saímos dessa luta muito mais forte do que entramos!
Também não é momento para tentar achar culpados, principalmente entre os colegas. Enquanto categoria somos um corpo coletivo; ou todos perdem ou todos ganham. Adotar um procedimento dessa natureza apenas comprometeria a nossa maior arma: a união.
Então, nesse momento, mesmo sendo muito difícil, precisamos levantar a cabeça e ter a consciência tranqüila de que fizemos o melhor que pudemos. Só temos motivos para nos orgulhar! Batalhamos contra uma injustiça de maneira leal, dedicada e honesta. Todos sabíamos o quão complexo seria a derrubada de um veto presidencial, contudo construímos um movimento tão forte, que por muito pouco não conseguimos.
E a maior certeza de hoje é que a luta continua. As entidades irão refletir sobre os possíveis cenários e a categoria decidirá os próximos passos. O mais importante é que não descansaremos um só minuto enquanto não houver justiça com os servidores do Judiciário! Temos uma confiança inquebrantável de que o futuro nos reserva um grande destino!
Forte abraço!
Gerardo Alves Lima Filho
Presidente da AOJUS/DF