Reunião acontece um dia após a greve dos servidores do Poder Judiciário Federal completar 90 dias.
O Comando Nacional de Greve Ampliado (CNG) vai se reunir na quinta-feira, 10. Nele, os sindicatos filiados em greve serão representados por até dois associados. Porém, necessariamente um destes representantes deverá ser dirigente do sindicato. A reunião acontece a partir das 10 horas, no Hotel Nacional, em Brasília.
Unidades sindicais que não estiverem em greve também poderão participar desta reunião. A proposta foi um dos encaminhamentos aprovados na última reunião do CNG, na semana passada.
Com a greve chegando a um momento delicado e devido às manobras regimentais que derrubaram a sessão do Congresso Nacional marcada para 2 de setembro, o Comando quer promover discussão mais aprofundada. As perspectivas do movimento e a adoção de novas abordagens para a luta pela derrubada do veto ao PLC 28, estão entre os temas a serem discutidos.
O CNG Ampliado se reúne um dia após a greve dos servidores do Judiciário federal completar três meses. Deflagrada na maioria dos estados no dia 9 de julho, a exceção foi o Estado do Paraná, onde o movimento já passa dos cem dias.
Os servidores lutam para derrubar o veto ao PLC 28, que repõe as perdas da categoria com salários congelados há quase dez anos. Atos Nacionais realizados em Brasília reuniram mais de 20 mil trabalhadores na Esplanada dos Ministérios. Faixas, brados de ordem e as vedetes da greve, as vuvuzelas, deram o recado aos parlamentares.
A programação do CNG Ampliado ficou assim definida:
10h – Abertura
10h15 – Cenários, perspectivas e principais desafios da greve
a) Conjuntura geral, crise política e econômica e tramitação legislativa com Antônio Augusto Queiroz – Toninho do Diap.
b) Debate no plenário
12h30 – Intervalo para almoço
13h30 – Informes da Fenajufe e das entidades filiadas com avaliação.
17h – Encaminhamentos e calendário
18h – Encerramento
Calendário
Na semana passada o CNG aprovou o seguinte calendário, já adequado à mudança da data da sessão conjunta do Congresso Nacional:
8/09 – Reunião do CNG caráter organizativo, às 17 horas.
8 e 9/09 – Indica a realização de atos em frente aos diretórios regionais do PMDB, nos estados e no Distrito Federal.
8 a 10/09 – Continuação do trabalho de pressão e convencimento no Congresso Nacional, com representação dos estados.
9/09 – Ato Nacional em Brasília com representação dos estados, às 15 horas. Indica ainda realização de atos nos estados.
10/09 – Reunião do Comando Nacional de Greve Ampliado, com até dois representantes por sindicato, sendo pelo menos um da direção.
11/09 – Início da rodada de assembleias nos estados.
Da Fenajufe, Luciano Beregeno
Fotos: Joana Darc Melo/Fenajufe