Depois de cerca de dois anos de trabalho da Fenassojaf para que uma rede de televisão apresentasse uma reportagem sobre os riscos do Oficial de Justiça no exercício da profissão, o Jornal da TV Cultura veiculou matéria em que expõe os riscos a que estão sujeitos os Oficiais de Justiça no exercício da função. O conteúdo da reportagem demonstra que, embora alvos de extremo perigo quando do cumprimento de mandados judiciais, os Oficiais de Justiça não têm direito a adicionais que compense, ao menos em parte, o estresse provocado pela profissão.
A reportagem cita que, nos últimos 14 anos, 24 Oficiais de Justiça foram mortos no Brasil enquanto trabalhavam – estatística que considera apenas os casos envolvendo Oficiais de Justiça da Justiça Estadual. A TV Cultura traz entrevistas com Oficiais de Justiça que foram vítimas de todo tipo de violência, como roubos e outros tipos de ataques por parte de réus da Justiça.
Segundo especialistas entrevistados no programa, estes profissionais acabam apresentando altos índices de doenças psiquiátricas decorrentes do estresse vivido no cotidiano do trabalho. A violência sofrida pelos Oficiais de Justiça é uma preocupação da Fenassojaf que, em conjunto com as Assojafs de todo o país, denuncia fatos ocorridos pelo Brasil.
A Federação espera que, a partir deste primeiro passo, os meios de comunicação chamem a atenção das autoridades e da sociedade para o trabalho do Oficial de Justiça.
CLIQUE AQUI e assista a integra da reportagem
FENASSOJAF: PELA SEGURANÇA DO OFICIAL DE JUSTIÇA NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO
com a Assojaf/GO