A psicóloga do Serviço de Psicossocial Forense do TJDFT, Angelita de Carvalho Lindoso Marques, apresentou ao presidente da AOJUS, Alexandre Mesquita, cópia de sua monográfica no curso de especialização em Psicodinâmica do Trabalho, em que retrata a situação do oficial de justiça do TJDFT e cujo título é ?VIVÊNCIA DE PRAZER E SOFRIMENTO DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA NUMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL?.
Para conseguir os dados para a conclusão de sua monográfica a psicológa Angelita realizou diversas reuniões com oficiais de justiça lotados nos fóruns da Ceilândia e Samambaia. O presidente da AOJUS teve oportunidade de participar de algumas destas reuniões e de se inteirar do trabalho realizado pela pesquisadora, trabalho este cuja iniciativa foi da própria Angelita e não contou com o apoio do TJDFT.
O trabalho realizado pela pesquisadora também servirá como base para as ações da AOJUS, mormente no que diz respeito ao pedido de limitação de mandados. Estamos divulgando o conteúdo da monografia para todos os colegas a fim de que possam dela conhecer.
Dentre as diversas conclusões da monográfica ressalta-se a afirmação de que ?o grupo (de oficiais) sente necessidade de uma articulação entre os diferentes setores envolvidos na execução do trabalho, que possibilite a troca de experiências e saberes e mais autonomia na realização da tarefa. Reclama condições de segurança e um sistema de avaliação que indique para eles a qualidade do seu trabalho e o que precisa ser aperfeiçoado. Reclama, sobretudo, o reconhecimento da organização como profissionais capacitados e dedicados ao exercício da justiça em favor de todos. É por este trabalho que querem ser reconhecidos, por que é este trabalho que os realiza?.
Clique aqui para ter acesso ao inteiro teor do trabalho.
AOJUS/DF ? TRABALHANDO PELA VALORIZAÇÃO DO OFICIAL DE JUSTIÇA FEDERAL