Na reunião do último dia 20/05 entre a AOJUS e o escritório Cassel & Ruzzarin, que presta assessoria jurídica à AOJUS, o presidente Alexandre Mesquita determinou que o advogado Rudi Cassel começasse os estudos para propor a fixação de mandados dentro do TJDFT.
A idéia a limitar o número de mandados que cada oficial de justiça recebe por mês, de modo a evitar abusos e a preservar a saúde física e mental dos associados.
Para tanto ficou definido que a AOJUS irá contratar um profissional capacitado em medicina do trabalho para preparar laudo médico sobre as condições a que são submetidos os oficiais do TJDFT, não só em decorrência do excesso de mandados mas, e principalmente, em razão da falta de condições de trabalho e de apoio da administração.
Paralelamente estamos convocando os oficiais para participarem da coleta de dados que subsidiará o trabalho de final de curso da formanda em psicologia Marina Lopes Castro, cujo tema de monografia é ?Prazer e sofrimento no trabalho dos oficiais de justiça do TJDFT?. Tal monografia também servirá como fundamento para o pedido.
Também ficou acertado que a Cassel e Ruzarim irá requerer acesso à pesquisa realizada com oficiais de justiça do Rio Grande do Sul para que esta também sirva de base para o pedido.
Também subsidiará as ações o trabalho de pós graduação realizado pela psicóloga do TJDFT, Angelita de Carvalho Lindoso Marques, cujo tema é ?VIVÊNCIA DE PRAZER E SOFRIMENTO DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA NUMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL? realizado com grupo de oficiais da Ceilândia e Samambaia e que traz conclusões interessantes e úteis, tais como:
?Sozinhos no trabalho, em casa não é diferente, pois evitam falar de suas experiências laborais para que seus familiares não fiquem sobressaltados cada vez que saírem para exercê-las. Esta solidão afeta a construção da identidade do indivíduo, que passa necessariamente pelo olhar do outro no processo de reconhecimento? ou ainda: ?As ameaças remetem ao medo de errar, da punição e aos riscos que o trabalho oferece e provoca insegurança e medo?.
Assim que todos os dados forem coletados ingressaremos primeiramente com o pedido administrativo no âmbito do TJDFT. É importante que todos os colegas oficiais colaborem, subsidiando as pesquisas para termos uma visão real dos males que afetam a categoria.
AOJUS/DF ? TRABALHANDO PELA VALORIZAÇÃO DO OFICIAL DE JUSTIÇA