Na manhã de ontem (15), por volta das 11h30, o oficial de Justiça José Soares Cutrim, chefe da fiscalização do Fundo Especial de Modernização e Reaparelhamento do Judiciário (Ferj), foi detido por policiais do Batalhão Ambiental por transportar animais silvestres. José Soares é irmão do deputado estadual Raimundo Cutrim, e com ele foram apreendidas 16 aves, sendo 15 marrecos e um pato, que estavam sendo transportados de Viana para São Luís, em uma van do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA).
O veículo foi abordado na BR-135, no Bairro de Pedrinhas. Ao constatar o transporte dos animais, os militares encaminharam o caso à Delegacia do Meio Ambiente, na Rffesa. Lá, o oficial de Justiça foi interrogado pelo delegado Mauro Bordalo, e relatou que trazia as aves para criar e que não tinha conhecimento de que o transporte desses animais era crime.
José Cutrim assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e vai responder pelo crime em liberdade. Os animais que estavam sendo transportados em cofos, caixa de tomate e caixa de papelão, foram levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetras), do Ibama, na Maiobinha.
Fonte: Jornal Pequeno.
AOJUS/DF ? TRABALHANDO PELA VALORIZAÇÃO DO OFICIAL DE JUSTIÇA FEDERAL