Com o PCS-4 ainda fora do orçamento de 2011 e sem garantias de aprovação no Congresso Nacional, os servidores do Judiciário Federal e do MPU já debatem a possibilidade de retomada da greve nacional da categoria antes das eleições de outubro.
O tema esteve em pauta na reunião da direção da federação nacional da categoria (Fenajufe), que transcorreu na terça-feira (24), em Brasília. Após a decisão consensual de antecipar o próximo dia nacional de protestos para 30 de agosto, a direção da federação aprovou indicar aos sindicatos que convoquem nova rodada de assembléias após essa data para debater a possível retomada da greve em setembro.
A perspectiva é de que o dia nacional de luta seja marcado por atos públicos e paralisações nos estados. Os servidores do Judiciário Federal de São Paulo já aprovaram parar por 24 horas no dia 30 (segunda-feira), mas os demais estados ainda não haviam realizado assembléias até o fechamento deste texto.
Nos últimos dias, alguns elementos aumentaram as preocupações quanto à tramitação dos dois projetos que prevêem a revisão salarial – PLs 6613/2009 (Judiciário) e 6697/2009 (MPU): confirmação de que o presidente Lula vetou a inclusão da previsão de recursos para o PL 6613, solicitada pelo STF, no texto da Lei Orçamentária de 2011; pedido de audiência pública protocolado pelo relator do PL 6613, deputado Ricardo Berzoini (PT-SP); divulgação de possível ?ajuste? fiscal a ser adotado no ano que vem que teria o funcionalismo como um dos principais alvos.
Tudo isso junto, avaliam os servidores, desenha um quadro de congelamento salarial, o que aumenta a necessidade de antecipar as mobilizações e pôr a greve em pauta.
Por Hélcio Duarte Filho
Quarta-feira, 25 de agosto de 2010
Calendário proposto pela Fenajufe
25, 26 e 27 de agosto – Rodada Nacional de Assembléias
30 de agosto – Dia Nacional de Mobilização – Apagão do Judiciário e MPU, em defesa da autonomia do Judiciário e MPU, pela inclusão da previsão orçamentária na LOA e aprovação dos PCSs .
Após 30 de agosto – Nova rodada nacional de assembleias para avaliação do quadro de mobilização e discussão do indicativo de greve aprovado na reunião ampliada. 9 de setembro – Reunião da Diretoria Executiva da Fenajufe avalia o resultado das assembléias.
Fonte: Jusbrasil