Os delegados da reunião ampliada da Fenajufe, realizada no dia 30 de maio, aprovaram um novo calendário de greve, que inclui um ato nacional em Brasília, nesta terça-feira, dia 8 de junho, para celebrar o mês da greve da categoria. Além disso, o Comando Nacional de Greve decidiu promover um trabalho de corpo a corpo junto aos deputados na quarta-feira, 9 de junho. Para estas atividades, dirigentes da Fenajufe e integrantes do Comando orientam que todos os sindicatos enviem caravanas e informem o número de servidores que trarão esta semana.
Na avaliação do Comando de Greve, somente um grande número de pessoas será capaz de mostrar às cúpulas do Judiciário Federal e da PGR e também ao governo federal a força da mobilização da categoria. Também precisam deixar claro que os servidores não voltarão ao trabalho enquanto não verem seus planos de cargos e salários negociados e aprovados no Congresso Nacional.
Os dirigentes sindicais também avaliaram a importância do crescimento do movimento grevista para forçar uma negociação favorável às reivindicações da categoria. Mesmo com a disposição dos representantes do Supremo Tribunal Federal de agilizarem o canal de interlocução com o governo federal, os dirigentes sindicais consideram que o processo continua ainda muito lento, uma vez que não há qualquer resposta concreta, tanto por parte do Judiciário como do Executivo.
Ato no STF. Tragam faixas e bandeiras
O ato nacional nesta terça-feira, 8 de junho, será a partir das 15h, em frente ao Supremo Tribunal Federal. O Comando Nacional de Greve, além de orientar que todos os sindicatos enviem caravanas, também sugere que tragam faixas, bandeiras, apitos e materiais da greve, com o objetivo de dar grande visibilidade à manifestação.
No dia seguinte, 9 de junho, as delegações dos estados deverão se concentrar na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, a partir das 9h30. Lá, os grevistas deverão falar com os membros da Ctasp para pedir apoio à finalização das negociações favoráveis à votação do PL 6613/09. Em seguida, procurarão outros deputados, também para apresentar a reivindicação da categoria.
A Fenajufe vai preparar uma carta para que as delegações entreguem aos deputados de seus respectivos estados. A intenção, com esse documento, é, além de pedir apoio, reivindicar que os parlamentares da base governista e de oposição cobrem do governo federal a finalização de um acordo que possibilite a aprovação do PCS.
Calendário nacional
08/06 – Um mês de greve ? Ato Nacional em Brasília, para marcar um mês de greve pela aprovação da revisão salarial.
09/06 ? Trabalho de corpo a corpo na Câmara dos Deputados.
Fonte: FENAJUFE por Leonor Costa