Os servidores em todo o país estão atendendo ao chamado da Fenajufe e dos sindicatos e participando das atividades de mobilização para construir a greve por tempo indeterminado para pressionar o Judiciário e o Executivo a fecharem um acordo em torno da proposta orçamentária dos PCSs. Em vários Estados, a categoria está com os trabalhos paralisados desde o dia 6 de maio e em outros o movimento teve início na segunda-feira [03] e na quarta-feira [05]. Alguns Estados aprovaram deflagrar a greve a partir da próxima quarta-feira, 12 de maio.
Confira abaixo o quadro de greve atualizado.
Sitra-AM/RR: Em greve desde o dia 3 de maio. A greve na JT já paralisou 80% das audiências, o TRT modificou a portaria que prejudicava o movimento paredista e optou por fazer uma portaria genérica que estabelece 30% de servidores para realizar o serviço essencial. Hoje [07] teve um ato público conjunto entre servidores da JE e da Justiça do Trabalho em frente ao Fórum Trabalhista.
Sinjeam-AM: Em greve por tempo indeterminado desde a segunda-feira, 3 de maio, os servidores da JE entraram no 5º dia do movimento paredista. Hoje [07] teve um ato público conjunto entre servidores da JE e da Justiça do Trabalho em frente ao Fórum Trabalhista. Zonas eleitorais do interior também aderiram a greve além das 13 zonas da capital, que já estão paradas. As assembleias de avaliação na Justiça Eleitoral são permanentes, acontecendo todos os dias, às 15h.
Sindijufe-MT: A greve em Mato Grosso teve início na quarta-feira [05], com boa adesão da categoria e está crescendo. Os oficiais de justiça de Mato Grosso também aderiram à greve no dia 5. O sindicato enviou representantes para três municípios chave na greve. Nesta sexta-feira [07], o comando de greve teve audiência com o presidente do TRE, às 14h, e às 16 horas houve assembleia de mobilização, com palestra e coquetel na Justiça Federal.
Sintrajud-SP: Os servidores da capital, de Santos e de Taubaté iniciaram greve nesta quinta-feira, 6 de maio. Nesta sexta-feira [07], o quadro da greve na Capital é o seguinte: Fórum Trabalhista Barra Funda [70%], TRF [50%], JF Pedro Lessa [40%], TRE [paralisação de 1 hora e assembleia dia 10 de maio para deliberar a greve por tempo indeterminado]. Na Justiça do Trabalho da Grande São Paulo, ABC e Baixada Santista a greve atinge os seguintes locais: JT Ribeirão Pires [100%], JT Santo André [distribuição 90% , 1ª vara 30%, central de mandados pára dia 18/05], JT Diadema [distribuição: 100%, 1ª vara: 10% e 3ª vara: 30%] e JT Guarujá e São Bernardo do Campo [paralisação parcial], JT Caieiras [80%], JT Mogi das Cruzes [3ª vara: 100%, 1ª, 2ª e distribuição param no dia 10/05], JT Santos [50%], JT Praia Grande [65%] e JT de Cubatão, São Caetano do Sul, São Vicente, Osasco e Cotia: param a partir de 10/05. Na Justiça Federal interior, Grande São Paulo, ABC e Baixada Santista há greve: JF Ribeirão Preto [70%], JF e JEF Santos [45%], JF São José dos Campos [paralisação parcial] e JF Taubaté [100%].
Sintrajusc-SC: Servidores da JT estão em greve desde quinta-feira, 6 de maio. Em assembleia nesta sexta-feira [07], no TRT, os servidores aprovaram a continuidade da greve. Trabalhadores dos diversos setores deram relatos sobre como está a paralisação e a adesão dos colegas. Também houve participação de servidores de outros municípios. Já estão em greve as Varas do Trabalho de Balneário Camboriú, Concórdia e Criciúma, onde também há adesão do Serviço de Distribuição e da Central de Mandados. Os servidores em Imbituba estão construindo a paralisação para também entrar em greve, e em São José as três Varas do Trabalho já decidiram entrar no movimento na segunda. A greve em Concórdia está crescendo, com a adesão de mais servidores. No TRE, uma Comissão de servidores passou nos setores administrativos e nos cartórios eleitorais para convidar os colegas a participar da paralisação de 2 horas marcada para segunda-feira [10], das 16 às 18 horas, na frente do prédio. Também na segunda os servidores avaliarão a continuidade da greve. Na JF, em reunião setorial nesta sexta, os servidores decidiram iniciar a greve a partir de segunda-feira [10], por tempo indeterminado.
Sindjus-AL: Servidores do Judiciário iniciaram greve por tempo indeterminado ontem, 6 de maio, com boa adesão. Nesta sexta-feira [07], as atividades de mobilização tiveram início às 7 da manhã com concentração em frente ao TRE, de onde partiram em passeata até o prédio do TRT. Lá aconteceu um ato unificado com os servidores da JT, JF, JE e Procuradoria, às 10 horas. Na parte da tarde os grevistas realizaram corpo-a-corpo na Justiça Federal.
Sintrajufe-RS: Os servidores gaúchos entraram na greve nacional nesta quinta-feira, 6 de maio. Na Justiça do Trabalho, a greve atinge os seguintes órgãos: Porto Alegre [alguns setores dos prédios VTs ? 5 varas com portaria ? TRT: Artífices e Memorial] Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Canoas, Capão da Canoa, Pelotas [com portaria na 2ª vara], Rio Grande [com portaria], Santa Maria, Santa Vitória do Palmar, Sapiranga, São Jerônimo, São Leopoldo, Taquara [com portaria] e Tramandaí. Justiça Federal: Porto Alegre [alguns setores da 1ª Instância e do TRF] e Novo Hamburgo [paralisação de duas horas]. Justiça Eleitoral: Porto Alegre [alguns setores do prédio Anexo do TRE], Caxias e Erechim. Nesta sexta-feira [07] à tarde, o sindicato realizou assembleia geral no prédio das varas trabalhistas, com a presença de servidores da capital e de várias cidades do interior que estão em greve.
Sintrajufe-MA: Servidores da JF, do Fórum Trabalhista e do TRT sede iniciaram nesta quinta-feira, 6 de maio, a greve por tempo indeterminado. Na Justiça Federal, apenas os casos considerados emergenciais estão sendo atendidos. Na Distribuição, há apenas um servidor trabalhando. Os Oficiais de Justiça também aderiram à paralisação, e só casos considerados essenciais prosseguem. No município de Caxias, os servidores também já estão no movimento. Na próxima semana, o Sintrajufe deve estar presente também na região tocantina para fortalecer a greve. Na Justiça do Trabalho, a paralisação está consolidada na Primeira Instância da Capital [Fórum Astolfo Serra], e mesmo na Sede do TRT tem avançado. Na Justiça Eleitoral, foi realizada assembleia nesta sexta [07], às 17h, para definir a adesão à greve. No MPU [PR e PT], os servidores realizam greve dias 12 e 13 de maio, com avaliação diária.
Sisejufe-RJ: Os servidores no Rio de Janeiro iniciaram a greve nesta quinta-feira, 6 de maio. Nesta sexta-feira [07], os servidores do TRT da Rua do Lavradio paralisaram as atividades por duas horas, das 10 às 12h. No TRE, na SJRJ da Avenida Rio Branco, na JF da Avenida Venezuela e no TRF, a paralisação de duas horas aconteceu das 12 às 14h. A segunda-feira seguirá o mesmo calendário de sexta. Durante as paralisações, o sindicato realiza piquetes e debates com os servidores. O objetivo é reforçar o movimento para os dias 11 e 12 de maio, quando será retomada a greve tempo integral, por tempo indeterminado.
Sindjufe-BA: Servidores do TRE da Bahia entraram em greve por tempo indeterminado a partir desta sexta-feira, 7 de maio. No TRT da 5ª Região e na Justiça Federal da capital, em Feira de Santana, Campo Formoso, Jequié, Vitória da Conquista, Barreiras, Eunápolis, Itabuna e Ilhéus os servidores deliberaram por unanimidade pela greve por tempo indeterminado, na segunda-feira, 10 de maio. Hoje aconteceu, de manhã, assembleia setorial de avaliação no saguão do TRE. Servidores da Justiça Federal Militar também realizaram assembleia e aprovaram greve por tempo indeterminado a partir do dia 12 de maio. No dia 10, haverá assembleia geral no TRE, às 13h, para avaliar e deliberar sobre o movimento. No dia 12, outra assembleia geral na nova sede do sindicato, às 9h30.
Sintrajufe-PI: Os servidores no Piauí entrarão em greve por tempo indeterminado a partir de segunda-feira, 10 de maio. A decisão foi tomada durante as paralisações realizadas nos dias 27 e 28 de abril.
Sindiquinze-SP: Os servidores da JT da 15ª Região iniciam a greve por tempo indeterminado a partir do dia 12 de maio. Assembleia realizada nesta quinta-feira [05], em Campinas, discutiu quais os serviços essenciais serão mantidos e reafirmou a deflgração da greve a partir do dia 12.
Sindjus-DF: Servidores do Judiciário e do MPU no DF entram em greve a partir do dia 12 de maio. Durante esta semana, o sindicato realiza uma série de assembleias setoriais para mobilizar a categoria e construir a greve por tempo indeterminado.
Sintrajuf-PE: Os servidores em Pernambuco realizaram uma paralisação de 24 horas nesta quinta-feira, 6 de maio. Em assembleia na tarde de hoje, na entrada do TRE, a categoria decidiu entrar na greve por tempo indeterminado a partir do dia 12 de maio.
Sinjutra-PR: A greve por tempo indeterminado na JT do Paraná começa a partir da quarta-feira, 12 de maio. A decisão foi tomada na assembleia que ocorreu no começo da tarde desta quarta-feira [05].
Sindjufe-PB: Os filiados ao Sindjuf-PB aprovaram, por unanimidade, o indicativo de greve para a próxima quarta-feira, 12 de maio. O comando de greve será eleito durante reuniões setoriais, para avaliar cotidianamente a greve.
Sinsjustra-RO/AC: Em reunião foi decidido que greve irá iniciar no dia 12 de maio, inclusive nas varas trabalhistas do interior de Rondônia e Acre. Apenas 30% dos serviços estarão disponíveis à população.
Sitraemg-MG: A greve em Minas será deflagrada a partir do dia 12 de maio. Esse indicativo foi aprovado nesta quinta-feira [06], em assembleia geral, realizada em frente ao TRE.
Sindjuf-PA/AP: Em assembleia setorial nesta quinta-feira [06] pela manhã, os servidores do TRT-8ª reforçaram a mobilização para a greve geral. No dia 10 de maio, à tarde, haverá assembleia geral para deflagração da greve, no prédio do TRT. Os servidores do TRE-PA realizam também no dia 10, mais uma assembleia setorial no hall do Tribunal que irá avaliar a deflagração da greve já a partir do dia 12 de maio.
Sinje-CE: Realizaram paralisação de 2 horas nesta quinta-feira [06], com ato público em frente ao TRE, das 16h30 às 18h, com adesão significativa dos servidores, apesar do ponto facultativo. Durante o ato, ficou acertada a convocação de assembléia para o dia 12 de maio, às 17 horas, para deliberar sobre os próximos passos do movimento na Justiça Eleitoral.
Sinjufego-GO: Assembleia geral desta sexta-feira [07], às 15h30, no hall do térreo do edifício-sede do TRE, discutiu a deflagração da greve dos servidores em Goiás.
Sindjufe-TO: Na segunda-feira, 10 de maio, será realizada uma assembleia geral extraordinária com os servidores do TRE e JF para discutir indicativo de greve.
Sintrajufe-CE: Os servidores estão em estado de greve. Será convocada uma assembleia geral com os servidores da JF para o dia 19 de maio. Até lá, serão confeccionados adesivos, faixas e material de conscientização dos servidores sobre necessidade da deflagração da greve.
Sindjef-AC: Servidores das Justiças Eleitoral e Federal no Acre aprovaram o estado de greve, durante Assembleia Geral Extraordinária, realizada nesta quinta-feira [06], no auditório da Seção Judiciária do Acre. Além disso, ficou decidido que será realizada outra assembleia no dia 12 de maio, para deliberar sobre a deflagração de greve.
Fonte: Fenajufe por Leonor Costa, com informações dos sindicatos.