Foi realizada na data de ontem (6) Assembléia Geral Extraordinária com objetivo, dentre outros, de analisar as contas da AOJUS no período de junho a dezembro de 2009. Inicialmente o presidente da AOJUS, Alexandre Mesquita, explicou aos presentes que o atraso de 30 dias na realização da assembléia para apresentação das contas da AOJUS se deveu à falta de informações contábeis que deveriam obrigatoriamente ter sido prestadas pela empresa de contabilidade que assessorava anteriormente a Associação.
Assim que a atual gestão tomou posse, decidiu contratar uma nova empresa de contabilidade (DUETTO) que se encarregou de analisar as contas da AOJUS. De pronto tal empresa constatou que não vinham sendo confeccionados os livros caixa e razão da Associação. Para que fossem emitidos os balancetes do período da nova gestão, conforme informações prestadas pelo contador (Edy Pinheiro) os livros supracitados precisavam ter sido confeccionados. Ocorre que somente no mês de março do presente ano, após muita insistência e inclusive ameaça de processo judicial e reclamação no Conselho de Contabilidade foi que a empresa de contabilidade anterior apresentou tais livros, daí o atraso na realização da assembleia.
Após estas informações iniciais os oficiais de justiça presentes, que tinham a sua disposição os balancetes do período de junho a dezembro de 2009, assistiram à explanação do colega Geraldo Ramos Barbosa, membro do Conselho Fiscal e um dos oficiais encarregados de fazer a análise das contas da associação no período.
Após fazer um resumo de como se deu a análise das contas da associação pelo Conselho o colega Geraldo informou que não foi verificada nenhuma irregularidade nas contas da AOJUS e procedeu à leitura do parecer em que ele e os demais membros votaram pela aprovação das contas no período da atual gestão no ano de 2009, sem qualquer tipo de ressalva ou recomendação.
Após ouvir a leitura do parecer do Conselho os oficiais presentes à assembléia aprovaram as contas da AOJUS correspondente ao período de junho a dezembro de 2009 integralmente.
CONTAS DA GESTÃO PASSADA
Na ocasião foi data a palavra ao colega Manuel Beneval Adelino, membro do Conselho Fiscal da gestão passada, que se referiu às contas da AOJUS correspondentes aos três anos da administração anterior e que ainda estavam pendentes de aprovação por assembléia. Após explanar sobre a situação em que encontrou as contas da AOJUS, o colega Beneval também recomendou a aprovação das contas da AOJUS, desta feita para o período correspondente entre 25/06/2006 e 01/06/2009.
Instada a se manifestar, a assembléia optou por também aprovar as contas da AOJUS no período supracitado.
REGISTROS CONTABEIS INEXISTENTES
Por recomendação do contador atual da AOJUS, a assembléia decidiu por zerar registros contábeis correspondentes a situações de anos anteriores a 2009 que atualmente já não existem mais e que vinham sendo contabilizados ano após ano, como saldos negativos em bancos onde a Associação não mais possui conta, informações sobre patrimônio que se depreciou, como linhas telefônicas, ajuste contábil de caixa, informações sobre débitos tributários inexistentes, informações sobre investimentos em reformas, etc.
DISPONIBILIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS NO SITE
Os balancetes correspondentes ao período de junho a dezembro de 2009, aprovado pela assembleia e aqueles referentes aos primeiros meses deste ano (ainda não analisados), assim como o parecer do Conselho Fiscal e a ata da assembleia que aprovou as contas da AOJUS serão disponibilizados no site da AOJUS, na área restrita, para consulta pelos associados.
A AOJUS esta terminando de fazer o cadastramento das senhas de acesso dos associados a tal área e as disponibilizará a todos a partir da próxima semana.
AOJUS